Boas vindas ao Agentes!

Carissim@s, paz e bem

Com muita alegria lembramos nosso compromisso da formação conjunta para todos os agentes do Conselho Pastoral dos Pescadores.

Certamente já enviaram ficha de inscrição e já receberam confirmação das passagens com os acertos dos translado em Recife.

  1. Nosso 1º modulo inicia 25 às 08h e tem término previsto para 17h  do dia 28 .

Vamos percorrer um caminho a partir da fé cristã em busca das nossas raízes, fazendo leituras das nossas práticas para se revelar na mística desse processo;

Chamamos essa etapa: ESPIRITUALIDADE NA EDUCAÇÃO POPULAR A PARTIR DA PRATICA DE JESUS ou  EXPERIENCIA DO ESPIRITO NO COMPROMISSO POPULAR.  

  • Vai nos assessorar nesse encontro na primeira parte o pe. Jose Antonio Pecchia, sj, que tem uma longa experiência de formação na área bíblica e uma solida historia de pastoral social na arquidiocese de salvador. Dele,posso testemunhar a constante opção preferencial pelos pobres, o envolvimento marcante nas comunidades eclesiais de base e o amor ao serviço do dialogo ecumênico e inter-religioso. Na segunda parte o Bernardo Siry, frade franciscano que por muitos anos coordenou o serviço da Pastoral dos Pescadores.
  • Contamos com você e sua animação em todas as7 etapas, pois uma metodologia participativa depende de todos e de cada um, do ócio a ascese, da oração ao êxtase, da reflexão das praticas e das praticas refletidas.
  • Pedimos os que possam, que tragam produtos/símbolos da sua região, que possam ser usados no ofertório das nossas liturgias e ou partilhados em nossas noites culturais.

Para preparar:

O Evangelho de Mateus no oferece um itinerário concreto do ‘FAZER DO LIDER’. Falando para comunidades judaicas, Mateus insiste sobre a linha do fazer: Que devemos fazer? Não quem diz Senhor, Senhor, mas quem faz…  Refletir sobre a raiz do Fazer, o fazer do coração. O que caracteriza o discípulo de Jesus é o FAZER, colocar em prática os ensinamento dEle.

Cada capitulo corresponde a um livro do Pentateuco, por isso o evangelho de Mateus é chamado a Torah.

Preparação: se for possível, ler antes os 5 discursos do evangelho de Mateus tendo como pano de fundo a pergunta: o que determina meu fazer cotidiano?

1)           Programa do reino: Mt 5-7

2)           Missionários do Reino Mt 10

3)           Mistérios do reino Mt 13

4)           Organização do Reino Mt 18

5)           A realização do Reino Mt 24 e 25

Abraço, carinho e ternura, que a reflexão da pratica nos ajude a ser fieis a Palavra,

William Tavares

Coordenação do Curso de Formação dos Agentes da Pastoral dos Pescadores