Carta aos Cursandos da Formação de Agentes

Caríssim@s,  irmãs e irmãos

Paz e Bem

Mais um módulo do nosso curso se aproxima, já crescemos no caminho da Espiritualidade e entendemos mais da realidade brasileira, agora é tempo de revisão de praticas com o 3 modulo, que será de Educação Popular entre os dias 16 a 20 de outubro. Segue algumas orientações para ajuda-los na preparação:

  1. Lembramos as tarefas que levamos pra reflexão pessoal/equipes para completar os estudos da etapa passada e que serão apresentadas no plenário do curso, são de uma riqueza muito grande para o crescimento do coletivo, cada equipe terá 15 minutos para apresentar…
  2. Vai estar conosco na assessoria o profº Luiz Gonzaga que nos vai orientar a revisitar Paulo Freire, pensamento e desdobramentos, atualidade da educação popular… e  Ranulfo Peloso do CEPIS que nos ajudará a entender melhor os caminhos do Trabalho de Base e a assessoria aos movimentos sociais, além de aprofundar mais sobre a educação popular.
  3. Para a liturgia sugerimos que as equipes possam já trazer ideias e ritos e se prontifiquem no inicio do curso para assumir a mística das manhãs/tardes…

Desde já nossos assessores nos ambientam a temática sugerindo os 3  textos que seguem em anexos,  Ranulfo nos oferece 2 textos e o Luiz 1 texto, alem do endereço eletrônico para mais leituras:   www.debatesculturais.com.br/educacao-popular-no-sertao-baiano-um-balanco-de-20-anos/

  1. Lembramos a noite cultural que ficamos de mergulhar na cultura do povo do sul, assim as equipes de Santa Catarina e Espírito Santo devem esta preparando surpresas…
  2. Para a secretaria sugerimos que equipe “pão de queijo”, de Minas Gerais, possam disponibilizar seus talentos e capacidade de sistematização para o coletivo.
  3. Por esses dias vão receber comunicação da “super Isabel” sobre a viagem e a chegada em Recife.
  4. Pedimos os que possam, que tragam bíblia (sacolinha) e produtos, símbolos, da sua região, que possam ser usados no ofertório das nossas liturgias e/ou celebrações, partilhas das noites…

Contamos com você, sua animação, sua reflexão e colaboração em tudo sempre, pois uma metodologia participativa depende de todos e de cada um, então venha disposto que você é muito importante…   Assim confiantes no Espírito do Deus da vida, no Cristo encarnado e sob a proteção de Pedro, o pescador .

José William Tavares Justa

Pela Coordenação do processo de Formação